Se você já está trabalhando com o marketing de conteúdo para clínicas à seu favor e agora deseja ver mais resultados, este artigo é para você. Ou mesmo se você começou agora com sua estratégia e deseja conhecer o máximo possível sobre o assunto.
Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você garante a estruturação consistente da sua estratégia com o marketing como um todo. O conteúdo produzido para o seu público deve se relacionar da forma certa com ele.
Além disso, temos uma série de outros detalhes para garantir a qualidade da experiência do usuário enquanto consome seu conteúdo.
Para garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível, confira nossas dicas essenciais de marketing de conteúdo para clínicas! Começando pelo básico:
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é um dos desdobramentos do marketing digital. Nele, a ideia é atrair, engajar, converter e fidelizar o público através de conteúdos educativos publicados nas suas páginas na internet.
É uma estratégia que não falha, se você definir tudo de forma qualificada e avaliar o que pode ser ajustado constantemente.
A ideia é dar suporte ao seu público por meio de conteúdo relevante, útil, educativo e informativo sobre tudo que se relacione com seu negócio. Neste caso, a clínica odontológica.
Por que você precisa considerá-lo em sua estratégia?
Com o marketing de conteúdo para clínicas, você poderá criar relacionamento com seu público, dar visibilidade para sua clínica na internet e também publicar estudos e pesquisas.
A ideia é que você ajude seu público com o conteúdo. Isso criará um relacionamento de empatia entre sua marca e seu público. E, quando eles estiverem prontos para procurar uma solução e investir nela, você já terá marcado presença na lembrança dessa pessoa.
Além disso, sua presença digital por meio de uma boa estratégia de marketing pode garantir que seu público te encontre mais facilmente com simples pesquisas no Google.
6 dicas essenciais de marketing de conteúdo para clínicas
Agora que falamos um pouco sobre como funciona e qual a importância da sua estratégia de marketing de conteúdo para clínicas, confira 6 dicas essenciais, para garantir o sucesso de qualquer estratégia com marketing digital odontológico:
#1 Definição da(s) persona(s)
Em primeiro lugar, um aspecto fundamental da sua estratégia é a definição das personas. Você precisa saber como se comunicar com seu público, como direcionar o conteúdo para encontrar quem você deseja atingir, etc.
Com isso, você poderá criar conteúdos mais relevantes para sua persona, considerando que você saberá:
- Qual a melhor linguagem para usar
- Qual tipo de conteúdo a persona deseja consumir
- Quais dúvidas ela tem
- Quais desejos ela tem
- Quais necessidades ela tem
- O quanto ela sabe sobre odontologia, etc.
Afinal, você não se comunica da mesma forma com uma mulher de 20 anos e um homem de 50, certo? A linguagem, os interesses, desejos e necessidades são muito diferentes em cada caso.
Por isso, recomendamos que você defina suas personas com precisão. Assim, será possível criar um plano de conteúdo realmente coerente com seu público e seus objetivos.
#2 Análise dos concorrentes
Nossa segunda dica fundamental para sua estratégia de marketing de conteúdo para clínicas é a análise de concorrentes. Você precisa saber o que seus concorrentes estão fazendo! E isso não significa “copiar”.
Acompanhando os concorrentes do mercado, você poderá se manter atualizado sobre o que tem funcionado e o que não tem.
Com isso, você tem a oportunidade de se sobressair, evitando os erros que identificou, por exemplo.
#3 Planejamento de publicações
Tenha a seguinte afirmação em mente: a divulgação do conteúdo produzido deve envolver mais esforços do que a produção de fato.
De que adianta se empenhar para criar conteúdos excelentes se você não divulgá-los?!
Por isso, ter um planejamento das publicações é fundamental, tanto no blog, quanto nas redes sociais.
Procure criar uma “rede” que entrelace todos os conteúdos progressivamente, conforme você for postando.
A dica é que definam um calendário editorial com datas fixas para as postagens. Seja semanalmente, mensalmente, diariamente, etc.
Além disso, o número de publicações varia em cada canal de distribuição. No Facebook, por exemplo, o ideal é manter certa frequência para que você não sofra com o baixo alcance depois de muito tempo sem postar.
Enquanto no blog, você não precisa necessariamente fazer postagens diárias. O fundamental é se empenhar na divulgação do que for publicado, otimizando sempre que possível qualquer ajuste necessário.
#4 Atente para a legibilidade
Além da parte do conteúdo na sua estratégia de marketing de conteúdo para clínicas, também é importante atentar para alguns aspectos técnicos.
Eles dizem respeito à legibilidade, tamanho dos textos e a estrutura textual. Esses fatores interferem diretamente no desempenho do seu conteúdo.
Tanto sob o aspecto dos mecanismos de busca, quanto sob o aspecto da experiência do leitor.
A nossa dica é que atentem para garantir que os textos tenham:
- Parágrafos curtos, no máximo 4 linhas
- Frases curtas, com 20 palavras no máximo
- Imagens alternando com os blocos de texto
- Garanta que as suas páginas de blog post tenham partes em branco para descanso da vista (sem poluição visual)
- Subtítulos para quebra de texto
#5 Lembre-se: você deve oferecer soluções por meio do conteúdo
De nada adianta produzir ótimos conteúdos, se eles não forem condizentes com seu público. Lembre-se: você deve oferecer soluções, respostas para dúvidas, explicações, dicas, etc.
Por isso é tão importante ter um planejamento prévio, que sirva de suporte para te orientar na definição de temas, palavras chave, objetivos com anúncios pagos etc.
Resumindo, essa dica pode ser compactada na frase: você deve oferecer soluções por meio do conteúdo!
Então, conheça seu público para que seja possível garantir conteúdo adequado para criar o relacionamento da forma certa com a(s) persona(s).
#6 Acompanhe seus resultados com o marketing de conteúdo para clínicas
Pode ser que você já saiba disso, mas é tão importante que devemos ressaltar: acompanhe os resultados, mensure avanços e tenha tudo isso documentado.
Acompanhe a performance dos seus conteúdos. Você pode reciclá-los depois, criando novos conteúdos. Além disso, é fundamental acompanhar os resultados para que seja possível validar a estratégia e fazer os ajustes necessários.
Você pode optar por revisar sua estratégia trimestralmente. Mesmo assim, é fundamental que todos os resultados e ações sejam documentadas e monitoradas.
Esperamos ter ajudado com as dicas. Com elas, com certeza você lapidará sua estratégia, direcionando-a para o sucesso!
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