O Instagram é uma das redes sociais mais populares atualmente. Com cerca de 800 milhões usuários ativos por dia, e 500 milhões acessando diariamente mundo a fora. Por isso, e por vários outros motivos, se você ainda não fez isso, você precisa de uma estratégia de marketing odontológico no Instagram!
O mercado é muito grande nessa rede. O que a torna um ótimo canal para estratégias de marketing dos mais diversos mercados e nichos específicos.
Pensando nisso, preparamos este artigo com 7 dicas fundamentais para sua estratégia de marketing odontológico no Instagram.
Em um outro material, falamos sobre a estratégia para o Facebook. Se você também trabalha com o Facebook, vale a pena conferir:
Leia Mais: → Como criar sua estratégia de marketing odontológico no Facebook
Agora, vamos às 7 dicas para sua estratégia. Começando por uma que é básica, mas muito importante e que muitas clínicas se esquecem.
#1 Poste regularmente
Essa dica é muito importante por vários motivos. Primeiro de tudo, o objetivo é criar relacionamento com os pacientes e também dar visibilidade para sua clínica. Por isso, aparecer de vez em quando não funciona!
Além disso, você precisa manter a regularidade nas postagens porque isso te ajudará a ter mais alcance e também mais informações nos Insights do Instagram sobre a performance da sua conta.
#2 Mantenha o relacionamento
Um erro muito comum das empresas, não somente das clínicas, é publicar constantemente, mas não se relacionar com o público.
É fundamental que você, ou alguém que estiver encarregado de fazer isso, responda aos comentários e mensagens.
Especialmente se vocês oferecerem atendimento online por alguma plataforma, não apenas no Instagram.
De maneira geral, essa dica é para ressaltar a importância de manter o relacionamento. Quando um usuário entra em contato com você, seja como for, você tem a oportunidade de se relacionar diretamente com ele.
Então também esteja atento para a forma como serão respondidos os comentários em nome da Clínica.
#3 Planejamento é fundamental para o marketing odontológico no Instagram (e em qualquer outro lugar!)
Já falamos da importância do planejamento em qualquer estratégia, você deve saber muito bem disso também! Em sua estratégia de marketing odontológico no Instagram não é diferente.
Definir seu planejamento e calendário de conteúdo são requisitos básicos para garantir o bom andamento das suas ações com o marketing.
#4 Saiba usar as hashtags
As hashtags funcionam como uma ferramenta preciosa para sua estratégia no Instagram. Com elas, você pode garantir que várias pessoas te encontrem sem que você use os anúncios pagos.
No entanto, você precisa saber usá-las corretamente! Algumas hashtags são mais concorridas do que as outras. Então, se sua conta não tem muita autoridade, você pode não conseguir bons resultados usando somente as tags concorridas.
Nossa dica é que façam uma pesquisa de palavras chave para usar nas tag, averiguando a concorrência de cada uma. Ao pesquisar uma hashtag, o próprio Instagram aponta a quantidade de pessoas postando com essa palavra chave.
Então, faça um levantamento e escolha as palavras chave certas para os seus objetivos!
Além disso, cuidado para não exagerar e usar muitas tags de uma vez. Opte por usar no máximo 10. Essa é uma indicação baseada no estudo da SocialFresh sobre tags no Instagram.
#5 Identidade visual
Considerando que o Instagram é uma rede majoritariamente visual, com imagens e vídeos, você precisa garantir que a atenção do usuário seja fisgada primeiro pela imagem. Depois, pelo texto.
Para isso, você precisa criar conteúdos visuais que sejam bonitos, atrativos e interessantes. Nossa dica é manter um padrão nas postagens, com base na identidade visual da sua marca.
Se isso não for viável para você agora, atente para outros detalhes (que também são importantes):
- Qualidade da imagem
- O que ela transmite (não use fotos de salas com pacientes, profissionais com luvas e máscaras nem nada disso!)
- Tamanho da imagem (recomendado: 1080 x 1080 pixels. Tamanho mínimo: 600 x 600 – para fotos quadradas. No caso das retangulares: 1920 pixels de altura).
#6 Saiba usar os stories
Os stories também são uma ferramenta importante para sua estratégia de marketing odontológico no Instagram. Com essa ferramenta, você pode criar um relacionamento mais casual com o público.
A ideia é utilizar essa função para postagens de conteúdo mais passageiro, dinâmico e cotidiano. É a possibilidade que você tem de apresentar sua equipe para o público, de forma a criar uma impressão mais humana da sua clínica.
Isso faz com que as pessoas se sintam mais familiarizadas com as empresas.
Portanto, lembre-se de usar essa ferramenta a seu favor, incluindo suas ações com ela no seu planejamento. Além disso, não se esqueça de monitorar resultados como o número de pessoas que visualizou, clicou em seu perfil após ver, etc.
Se seu perfil tiver mais do que 10 mil seguidores, a ferramenta te permite utilizar uma outra função, em que se pode linkar alguma página e o usuário consegue acessá-la ao “arrastar pra cima” enquanto vê seus stories.
Você pode utilizar essa ferramenta da melhor forma possível, especialmente se você já tiver uma estratégia consolidada com blog.
#7 Conteúdos relevantes sempre!
Por fim, mas não menos importante: crie conteúdos relevantes sempre!
A dinâmica do Instagram funciona como uma troca. Se você quer que as pessoas sigam sua página, curtam e comentem seus posts, é preciso oferecer a elas um algo em troca disso.
Ou seja, um conteúdo interessante, relevante e que promova alguma solução. Desde o entretenimento, até o conteúdo educativo. Você pode explorar muitos assuntos!
O mais importante é que você atente para a escolha das imagens. Como dissemos, elas serão o que prenderá a atenção do usuário ao se deparar com seu post. O texto vem depois.
Conclusão…
Esperamos que tenham gostado das dicas. Invistam nelas para aperfeiçoar cada vez mais sua estratégia de marketing odontológico no Instagram.
Lembre-se: é tudo uma questão de teste! Então, acompanhe resultados para poder testar novas estratégias e garantir melhores resultados.
Para concluir, deixamos a indicação de leitura do nosso Ebook gratuito:
→ Guia de Marketing para Dentistas
Com ele, você poderá definir um plano de marketing do começo ao fim, e conferir diversas dicas imprescindíveis para suas ações com marketing odontológico!