De alguns anos para cá o clareamento dental se tornou muito mais acessível e popular. O interesse dos brasileiros pelos cuidados e estética bucal sempre foi notável. Agora, mais ainda. Com a possibilidade de realizar clareamentos até mesmo caseiros, ter o sorriso dos sonhos não é mais impossível!
No entanto, muitas dúvidas surgem, mitos e verdades se misturam e é fundamental esclarecer alguns pontos. Por isso, preparamos este material de “tira dúvidas” com informações importantes para seu entendimento sobre o clareamento dental. Olha só:
Quais os tipos mais comuns de clareamento dental?
Existem métodos diferentes para clarear seu sorriso e “reverter” os resultados do desgaste do esmalte dos dentes. Vamos falar sobre os tipos mais comuns:
#1 A laser
O clareamento dental a laser é o que mais nos chama a atenção atualmente. Seus resultados são alcançados muito rapidamente. Ao fim de cada sessão já se pode notar diferenças. E esse é o maior benefício, afinal, qualquer paciente quer ver os resultados o mais rápido possível!
Muita gente questiona o clareamento em função da sensibilidade dos dentes, por causa do “mito” de que o procedimento proporciona mais sensibilidade. Na verdade, o clareamento a laser auxilia no tratamento da sensibilidade.
Como funciona:
Após identificar as regiões que serão clareadas na sessão, é feita uma limpeza e polimento para depois aplicar o gel clareador. Em seguida, o laser é “aplicado” para intensificar e acelerar a ação do gel.
#2 Caseiro (ou Convencional)
O clareamento caseiro ou convencional foi um dos mais adotados pelo público, por, em muitos casos, não exigir o suporte profissional de um odontologista. Somente seguindo as orientações deste.
Como funciona:
Nesse caso, o paciente aplica o gel clareador em uma moldeira dentária e a utiliza para dormir. É um procedimento de resultado mais lento. Acredita-se que, com este gel, a questão da sensibilidade seja comprovada, podendo trazer incômodos posteriores.
→ Saiba mais: Preenchimento labial, bichectomia e fios faciais!
Para quem o procedimento é indicado?
Não há recomendações específicas. Este é um procedimento realizado por impulsos estéticos de pacientes que desejam se sentir bem com a própria aparência.
O desgaste do esmalte dos dentes que causa o amarelamento incomoda muitas pessoas, afinal, o sorriso é uma das partes de maior destaque do rosto.
No entanto, é fundamental que qualquer paciente consulte um profissional antes de iniciar qualquer tipo de clareamento dental.
O profissional de odontologia orientará você da melhor forma nas etapas do tratamento e também na escolha do mais adequado para você.
Qual o melhor procedimento para você?
Conforme o tópico anterior, um profissional responderia isso para você com assertividade. Entretanto, a recomendação atualmente é optar pelo clareamento a laser, feito em sessões diferentes.
O clareamento dental a laser garante que você não sofrerá com a sensibilidade ou outros problemas futuros. No entanto, vale ressaltar novamente, cada caso é um caso. Então, consulte seu dentista.
Quais os benefícios?
Os benefícios estão diretamente ligados a sua autoestima e autoconfiança! Muitas pessoas se sentem mal por ter o sorriso amarelado e escurecido, acreditando que isso as torna menos bonitas.
E “resolver” esse problema rapidamente é o que surge como maior vantagem. Já que feito a laser, o clareamento mostra mais resultados a cada sessão.
Incômodos relacionados a autoestima podem prejudicar nossa vida de forma muito ampla. Especialmente quando relacionadas ao sorriso, visto que com a boca que nos comunicamos.
Em muitos casos, pacientes acabam se tornando até mais calados em certas circunstâncias para não evidenciar o sorriso. Esse é o tipo de situação nada saudável e que prejudica radicalmente a confiança de qualquer pessoa em qualquer ambiente.
Se você sofre com isso, o clareamento dental pode ser uma ótima opção para reverter a situação e tornar você extremamente mais segura(o) de si.
Quais os cuidados?
Antes de toda sessão, os cuidados básicos de higiene dental são o pré requisito básico. Após as sessões, deve-se evitar o consumo de alimentos e bebidas muito pigmentados. O tempo de restrição e as restrições em específico deverão ser orientadas pelo profissional responsável pelo seu clareamento dental.
O número de sessões necessárias também é uma determinação do profissional, que avaliará o caso em uma consulta inicial, antes de tudo.
A durabilidade do clareamento dental depende tanto dos hábitos do paciente, sendo tabagismo, consumo excessivo de cafeína e alimentos muito pigmentados um fator de muita influência.
Podemos concluir que o clareamento dental a laser pode ser:
- Mais eficiente
- Mais rápido
- Mais seguro
- Mais qualificado (quanto ao procedimento e aos produtos usados)
- Fantástico para sua auto estima!
Atenção! Lembre-se de avaliar com muita parcimônia a escolha do profissional responsável pelo seu clareamento!
Gostou? Deixe seu comentário?