Se você chegou até aqui com certeza já abandonou aquela antiga ideia de que redes sociais são perda de tempo nos negócios. Espero que tenha, porque felizmente ou infelizmente, as redes sociais são sim uma ótima forma de fazer negócio. Especialmente para dentistas e para qualquer estratégia de marketing odontológico!
Por isso, dedicamos este espaço especial no blog para te mostrar 6 etapas simples para criar sua estratégia de marketing odontológico no Facebook! Confira:
#1 Monte seu plano de marketing
Antes de tudo, aconselho você a contar com o apoio de um plano de marketing. Assim, sua estratégia com o Facebook será mais assertiva. Isso porque o plano pretende nortear todas as suas ações com o marketing.
Se quiser, confira nosso Guia de Marketing para Dentistas. Lá, você encontra os passos para fazer o plano. O download é gratuito:
→ [EBOOK] Guia de Marketing para Dentistas
#2 Faça uma análise da sua fanpage ou crie uma se não tiver ainda
Agora, você deverá fazer um diagnóstico analítico da sua fanpage. Observando detalhes que podem melhorar. Sejam as imagens, o tipo de conteúdo, a frequência…
Observe também quais são as publicações que trouxeram mais interação dos usuários. Talvez esse seja o tipo de conteúdo que as pessoas querem ver, foque nele.
De maneira geral, a análise deverá ajudar você a:
- Tomar os próximos passos
- Saber como melhorar
- Definir a nova estratégia
Se você estiver começando agora e ainda não tiver sua fanpage, a etapa consiste basicamente em criar ela! Basta acessar o Facebook e seguir os passos dados ao clicar em “Páginas” e depois “Criar página”.
#3 Defina seus objetivos com sua estratégia de marketing odontológico no Facebook
É preciso definir quais os seus objetivos com o Facebook, para que você não desperdice esforços. Você quer ter visibilidade? Quer atrair os pacientes certos? Quer se lançar porque está começando? Você quer manter o relacionamento com seu público já engajado?
São várias opções… Com a análise do passo anterior, você saberá o que escolher.
#4 Defina um calendário com ideias de conteúdo compatíveis com seu objetivo
Agora, chegou o momento de pensar no conteúdo que você pretende propagar. Conte com o apoio de um calendário de conteúdo. Isso vai ajudar na organização.
Basta utilizar um modelo de calendário mensal e preencher com temas os dias de postagem. É importante que você procure variar, para que não fique repetitivo.
Conteúdo educativo pode ser a melhor escolha. Você estará oferecendo algo que mata uma dúvida, sana alguma dificuldade. Ou seja, um conteúdo que ensina alguma coisa de verdade!
Observe as tendências no mercado para ter boas inspirações.
#5 Não cometa os erros mais simples
Essa etapa pode parecer óbvia, mas não é. É muito comum nos depararmos com profissionais cometendo erros muito simples que podem destruir toda a estratégia.
Um deles é utilizar fotos de antes e depois. Ou mesmo publicar fotos e vídeos de procedimentos e salas de cirurgia. As pessoas se assustam e saem correndo da sua página.
Confira também o artigo: Marketing Odontológico: 7 erros que você não deve cometer em sua estratégia.
#6 Acompanhe e mensure
Por fim, não se esqueça de acompanhar regularmente os resultados desses esforços. Assim, você poderá descobrir o que funcionou e o que não funcionou. Para depois renovar sua estratégia.
Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado! Invista poucos esforços na sua estratégia de marketing odontológico e você desfrutará dos resultados.
Saiba mais conferindo o Guia de Marketing para Dentistas!