O marketing odontológico é repleto de detalhes que você precisa conhecer para que não cometa esses erros simples que podem minar todo o seu sucesso.
Preparamos este artigo para que você saiba mais sobre como deve funcionar uma estratégia de marketing em sua clínica. Vamos lá?
Por que você precisa atentar para a estratégia de marketing odontológico
A sua estratégia de marketing odontológico será responsável por atrair novos pacientes, movimentar os antigos para novas consultas e também consolidar seu nome no mercado.
Muito tem se falado sobre o marketing digital para dentistas. Afinal, atualmente, mesmo que você não foque muito no digital, é preciso estar lá! Entretanto, o marketing no mundo da odontologia é muito distinto do que em qualquer outro contexto.
Temos restrições éticas para as quais devemos atentar muito. Oferecemos um serviço que muitas pessoas temem, não gostam ou ignoram até terem problemas. Enfim, uma série de peculiaridades para as quais temos que voltar os olhos.
Para te ajudar nisso, separamos uma lista com erros que simples que você simplesmente não pode cometer. São erros básicos, então confira e não corra o risco de cair em nenhuma emboscada. Confira:
7 erros que você não deve cometer em sua estratégia
#1 Não definir um plano de marketing com calma
Sabemos que algumas coisas podem ser tão simples quanto parece. Você pode estar começando do zero agora, sentar na frente do computador e começar a criar páginas em redes sociais para sua clínica.
Mas se você não começar a agir com base em um plano de marketing bem pensado, provavelmente não vai conseguir os resultados que deseja. Seus objetivos precisam ser definidos estrategicamente.
Se quiser saber como fazer um plano de marketing odontológico, pode conferir nosso Guia de Marketing para Dentistas. É gratuito!
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#2 Atrair mas não “vender” e nem fidelizar
Se você já estiver agindo e atraindo várias pessoas para suas páginas e site, saiba que é preciso tomar um passo a mais! Não adianta atrair um número enorme de pessoas interessadas e não conseguir nada com elas.
A ideia é que você monte sua estratégia de forma que o visitante conheça sua página e de alguma forma troque interações com ela. Seja entrando em contato para alguma dúvida, curtindo a página, marcando alguém, etc.
Além disso, você precisa de alguém que esteja disponível para atender a essa demanda. Essa pessoa também precisa manter o relacionamento com os seus pacientes que já possuem cadastro e já te conhece.
Afinal, você quer que eles voltem, certo?
Existem diversas formas de criar esse relacionamento. Você pode:
- Enviar mensagens de texto
- Enviar mensagens no Whatsapp e outras redes
- Enviar emails
- Enviar cupons e panfletos “à moda antiga”
Entre outras coisas. Você é quem escolhe!
#3 Oferecer atendimento online mas não atender de fato
Conforme já mencionado, você precisa ter alguém que possa atender as pessoas que entrarem em contato. Tanto na plataforma digital, quanto pelo telefone e outras formas. Você já deve saber disso!
Mas não vale ressaltar, é muito comum vermos esse erro básico acontecer. A clínica oferece atendimento online para diversas finalidades mas a demora é muito grande para resposta. Justamente porque não há alguém que possa fazer isso. Atente para esse detalhe!
#4 Não postar regularmente
Não manter a regularidade dos seus posts em mídias sociais também é um erro super simples que pode te atrapalhar. Se você não fizer isso, provavelmente irá aparecer cada vez menos na linha do tempo das pessoas que curtem sua página.
Quando for fazer seu plano de marketing odontológico, defina um calendário com dias fixos para postar. E procura manter a regularidade.
#5 Postar fotos de consultórios e salas de cirurgia
Em geral, e especialmente em redes sociais voltadas para imagem (como o Instagram), postar fotos como essas pode afastar totalmente seu público.
Tenha em mente que as pessoas costumam ter medos (muitos deles irracionais e inconscientes) relacionados a dentistas, imagens de cirurgia, luvas, etc.
Além disso, o público gosta de ver imagens bonitas e atraentes nas redes. Por isso, opte por chamar a atenção com algo que atraia, e não afaste!
#6 Não definir uma estratégia de marketing de conteúdo
Para direcionar com precisão suas ações com marketing odontológico digital, é fundamental que você se empenhe em criar uma estratégia de marketing de conteúdo. Com ela, você terá as diretrizes com relação a:
- Temas
- Personas
- Linguagem utilizada
- Estratégia de divulgação, etc.
Em um outro texto, falamos sobre dicas que consideramos essenciais para qualquer estratégia de marketing de conteúdo para clínicas odontológicas. Confira:
→ Marketing de Conteúdo para Clínicas: 6 dicas essenciais
De maneira geral, a ideia é organizar e direcionar melhor suas ações de conteúdo. Assim, será mais fácil produzir o conteúdo, organizar as datas de publicação, entre outros detalhes.
Sem uma estratégia de marketing de conteúdo, é muito possível que você não mantenha a frequência nas postagens, utilize uma linguagem inadequada para o público. E, consequentemente, não tenha bons resultados.
#7 Postar fotos de antes e depois
Para concluir, algo que você também não pode esquecer! Não se deve publicar fotos de antes e depois porque isso é contra o Código de Ética dos dentistas. Esse erro sim poderia te causar muitas consequências bem chatas de lidar. Esteja de olho sempre!
Além disso, postagens relacionadas a procedimentos ou com conteúdo sobre procedimentos específicos devem conter o nome do profissional e o número de registro CRO também.
Há uma série de outros detalhes a se atentar sob esse aspecto. Além dos que já falamos, lembramos que também não é permitido publicar chamadas para procedimentos contendo preço.
Enfim, se você quiser, pode conferir o Código clicando aqui. Com isso, você pode fazer uma leitura completa e explorar melhor os tópicos. Podendo então, fazer uma análise das suas ações com marketing.
É fundamental que você tome esse cuidado, para não ter problemas depois!
Por fim, concluímos convidando você novamente a conhecer o Guia de Marketing para Dentistas. O material é completo e gratuito, para que você possa se planejar com mais assertividade.